Conceção de cursos em e/b-learning: Módulo 5

http://www.moodle.e-ipp.ipp.pt/course/view.php?id=134

 

Mais do que uma alternativa ao ensino tradicional, que obriga professores e alunos a encontrarem-se no interior das salas de aulas, o ensino a distância apresenta-se, cada vez mais, como resposta a necessidades emergentes de uma sociedade em que a gestão do tempo é um fator crítico. Pretende-se com a presente oferta formativa proporcionar aos formandos conhecimentos que facilitem a sua integração no ambiente de aprendizagem em e/b-learning e, dessa forma escolher de forma sustentada uma solução de e/b-learning que melhor se adeque a contexto especifico de formação.

Conteúdos programáticos:

1.Desenvolvimento de cursos a distância

1.1. O Modelo de Integração por Objetivos

1.2. Os ambientes de Aprendizagem

1.3. Contextos de Aprendizagem Online

1.4. Características dos Atores na formação online

1.5. Necessidades de Instrução

1.6. e-conteúdos e objetos de aprendizagem

1.7. Pré-requisitos da formação

1.8. Tecnologias WEB

2. Desenho da Instrução para EAD

2.1. Objetivos cognitivos específicos

2.2 Os processos de avaliação

2.3. Conceção curricular

3. Estratégias de Instrução para EAD

3.1 Definição

3.2. Fatores de Influência

3.3. Estilos de Aprendizagem

3.4. Estratégias de Aprendizagem Online

3.5. Fases de uma atividade online

3.6. Papéis do e-tutor

3.7. Resultados de uma estratégia de aprendizagem

4. Desenvolvimento da documentação de suporte à formação a distância

4.1. Plano de Lições

4.2. Documentos e mensagens de instrução

4.3. Hardware e Software

4.4. Implementação de Unidades de formação a distância

5. Avaliação do processo de formação