Atribuição de Menção Honrosa da 3ª Edição do PIPED

Durante a entrega de Prémios da 3ª Edição do PIPED, foi atribuída uma menção honrosa ao projeto “CORES: Controlled Retifier Simulator” do docente Rui Filipe Marques Chibante e do discente Filipe Manuel Ferreira Carvalho.

CORES – Controlled Retifier Simulator

O software CORES – Controlled Retifier Simulator é uma aplicação desenvolvida em JavaScript/HTML5 que tem como propósito constituir uma ferramenta pedagógica de suporte

ao processo de ensino/aprendizagem de montagens retificadoras controladas. Este software tem como principais objetivos a simulação de montagens retificadoras controladas, a constituição de uma ferramenta pedagógica que permita explorar conceitos teóricos em contexto de sala de aula e uma ferramenta de apoio aos alunos como suporte ao estudo autónomo sobre retificadores. Esta ferramenta permite ao utilizador (professor ou aluno) selecionar uma montagem e variar de forma interativa as características desta, como sejam, o ângulo de disparo dos tirístores e o tipo de carga a alimentar. Através da análise das diversas formas de onda de tensão e corrente, é possível confirmar algumas leis que regem o comportamento do circuito, bem como explorar de uma forma mais eficaz as relações físicas envolvidas entre os vários elementos que compõem a montagem. O software CORES é uma solução única e inovadora na medida em que reúne em simultâneo todos os requisitos fundamentais e procura melhorar as necessidades encontradas e ainda não melhoradas em nenhum software disponível na Internet.

Visualização do Projeto