Vencedor da 3ª Edição do PIPED

O projeto vencedor intitulado de “OPERA – Operações com números Reais” das docentes Marisa Oliveira, Graça Marcos, Alcinda Barreiras, Ana Isabel Azevedo e dos discentes Ricardo Ribeiro e Alexandre Bastos, das Escolas do P.PORTO, ISEP e ISCAP.

OPERA – Operações com Números Reais

O objetivo geral do objeto de aprendizagem OPERA – “Operações em ℝ” é dotar os alunos de conhecimentos aprofundados na temática dos números reais. Cada vez mais vários estudos nacionais e internacionais apontam para as dificuldades dos alunos na aprendizagem da Matemática, tanto no ensino superior como no ensino secundário. Com o impacto das tecnologias de informação e comunicação é possível criar novos e inovadores recursos didáticos que venham dar suporte aos objetos de aprendizagem, neste caso a Matemática mais especificamente os números reiais. A estratégia OPERA é baseada num modelo adaptativo em que os alunos vão resolvendo exercícios através de um esquema de progressão ajustado ao seu nível de conhecimento e capacidades. A identificação de falhas de conhecimento do aluno leva o OPERA a propor a consulta de informação através de vídeo-aulas e documentação, orientadas para essa lacuna específica, permitindo a construção do conhecimento de uma forma eficiente e motivadora.