Participação em projetos de investigação na área do e-learning e inovação e Pedagógica

PETHRA –  A parceria estratégica PETRHA (Fisioterapia E-Training Re-Empowerment), financiado ao abrigo do programa Erasmus + pela Comissão Europeia, tem como objectivo desenvolver um jogo sério para estudantes de fisioterapia.

eFinLit – Desenvolvimento de Competências Financeiras para Cidadãos da UE que utilizam a Aprendizagem Online e a Alfabetização Digital – visa promover direta e indiretamente as capacidades digitais, de linguagem, de leitura, de colaboração e de comunicação de jovens adultos europeus desfavorecidos (com idades entre os 18 e os 35 anos).

Gain Time Project  Projeto co-financiado pelo programa Erasmus + da UE, o KA2 – Concentra-se no desenvolvimento e uso da metodologia Flipped na sala de aula. Esta metodologia baseia-se na transformação das aulas tradicionais em aulas criativas, nomeadamente ambientes de aprendizagem inovadores onde o potencial das TIC está totalmente integrado, inovando o processo de aprendizagem e as práticas de ensino em ambientes formais, não formais e informais.

iGEN – Interwork Between Gen Z and Employers  – implementado no âmbito do programa Erasmus + VET. O tema do projeto é a cooperação entre dois atores principais no mercado de trabalho – membros da geração Z e empregadores. O principal objetivo do projeto é tentar reduzir a lacuna entre empregadores e jovens, fortalecendo a sua cooperação e criando um ambiente de trabalho efetivo e bem-sucedido.

b-Mat@plicadaA Unidade Técnico Cientifica de Ciências Naturais e Exatas da ESTG tem, desde 2015/2016, o Projeto “b-Mat@plicada” em funcionamento. Este está disponível no moodle para todos os alunos da ESTG e tem sido usado pelos docentes de matemática em diversas UC das várias licenciaturas e CTeSP.  O curso “b-Mat@plicada” é destinado principalmente aos alunos inscritos na disciplina de Matemática Aplicada, mas extensível aos demais e é composto por vídeos explicativos e quizzes sobre as temáticas de integração e de cálculo matricial.

Com-ON ProjectO projecto Com ON visa fornecer um programa formativo para capacitar os adultos europeus a desenvolverem o seu potencial e a poderem compreender, criar e partilhar mensagens e histórias audiovisuais.

Os objetivos do projeto incluem

    • Oferecer um programa integrado e inovador que fomente a socialização e inclusão digital, de adultos.
    • Impulsionar o desenvolvimento de uma competência social básica (comunicação), mas também da criatividade e do pensamento crítico.
    • Promover competências de literacia digital, de acordo com a plataforma EC DIGCOMP, para competências digitais. Mais concretamente, os resultados do projeto terão em linha de conta essa referência, na área da Criação de Conteúdo Digital (Área 3) e 2 das competências chave, incluídas nessa área.
    • Reduzir as desigualdades existentes no o grupo-alvo de pessoas adultas, para que possam aceder e participar ativamente, a partir das novas tecnologias, na educação não formal.

ELSEEco/logical Learning and Simulation Environments in Higher Education – Este projeto irá conceber e divulgar uma estratégia para alcançar o objetivo europeu fundamental de redesenhar o Ensino Superior, facilitando a aplicação dos princípios de Bolonha em toda a Europa. O objetivo será alcançado através da conceção de um currículo integrado onde a entrega de conteúdos académicos é limítrofe com, e reforçada por, a aquisição de competências e habilidades transversais adequadas para a era digital.