Ao longo do ano letivo 2021/22, o Gabinete de Integração Académica e Profissional do P.PORTO (GIAP), em colaboração com o E-IPP, irá promover um ciclo de ações (in)formativas sobre o tema da Inclusão, com o objetivo de sensibilizar e capacitar a comunidade P.PORTO para uma instituição de ensino mais inclusivo.

A inscrição nas ações é gratuita e obrigatória.
Formulário de Inscrição nas Ações.

Ação 1 – ACOLHER E INCLUIR ESTUDANTES COM NECESSIDADES ADICIONAIS DE SUPORTE NO P.PORTO

23 de setembro de 2021

Duração: 1 hora
Horário: 11h00-12h00
Conteúdos: Inclusão e boas práticas na promoção da  integração e sucesso académico de estudantes com necessidades adicionais de suporte

Andreia Rodrigues (Psicóloga no GIAP P.PORTO); Rui Teles (Docente da ESE e responsável pelo NAID- Núcleo de Apoio à Inclusão Digital)

Ação 2 – APRENDER COM TODOS OS SENTIDOS

25 de novembro de 2021

Horário: 15h00-16h30
Conteúdos: Nesta sessão, a oradora procurará sensibilizar para a especificidade linguística e cultural dos estudantes surdos e para o papel do Intérprete de Língua Gestual.

Susana Barbosa (ESE)

Ação 3 – A PROBLEMÁTICA DA DEFICIÊNCIA VISUAL EM CONTEXTO ACADÉMICO

20 de janeiro de 2022

Horário: 15h00-16h30
Conteúdos: Uma abordagem da deficiência visual nas dimensões humana, técnica e socieconómica. Acessibilidade e boas práticas.

Oradores: João Fernandes (ACAPO) e Rui Teles (ESE)

Ação 4– SÍNDROME DE ASPERGER: OTIMIZAÇÃO DO POTENCIAL

17 de fevereiro de 2022

Horário: 15h00-16h30
Conteúdos: Desafios e potencialidades. Boas práticas para a otimização do potencial de pessoas com uma condição neurodesenvolvimental que afeta o modo de comunicar e relacionar com os outros.

Oradores: APSA (Associação Portuguesa de Síndrome Asperger)

Ação 5– SUPERAR LIMITES FÍSICOS

16 de março de 2022

Horário: 15h00-16h30
Conteúdos: Recursos e boas práticas para potenciar e apoiar pessoas com diferentes tipos de alterações ao nível da funcionalidade motora.

Oradora: Maria João Figueiredo (Associação Salvador)