(A versão PDF do documento oficial com os procedimentos está disponível aqui.)


(Excetuam-se as aulas que, por razões logísticas, necessidade de supervisão técnico-laboratorial ou desenvolvimento de competências práticas, têm de decorrer unicamente de modo presencial) 

Para que os estudantes tenham acesso às matérias previstas para cada aula do calendário escolar, recomenda-se que cada docente disponibilize no MOODLE, da respetiva escola, os materiais de estudo, antecipadamente ou até ao dia de cada aula.

Para tal, sugere-se a seguinte estrutura:

Figura 1: Modelo de aula no MOODLE

Operacionalizando, propõe-se que o docente, ative o modo de edição da sua unidade curricular no MOODLE e use um tópico para cada aula a disponibilizar de acordo com os seguintes elementos: 

Figura 2: Exemplo de aula disponibilizada no MOODLE

Vídeos explicativos sobre o Moodle:

Para criar título da aula, apresentar os objetivos, os conteúdos, o tempo previsto, os textos de diálogo – usar a ferramenta etiqueta/label/separador do MOODLE: 
https://youtu.be/m4KOiW_MT7s (separador)

Para disponibilizar os materiais de estudo, objetos de aprendizagem e recursos adicionais (exemplo: recursos de texto (pdf ou word, etc.), vídeos, links, etc.) – usar a ferramenta de recursos, pastas ou link do MOODLE: 
https://youtu.be/Lg3WdCSWk8g (recursos)
https://youtu.be/lgQyBR1Ft-g (pastas)
https://youtu.be/BKrXj2H8ov8 (links/url)

Para sugerir uma atividade a ser realizada pelos alunos para autoavaliação – usar a ferramenta de fórum ou envio de trabalho do MOODLE:
https://youtu.be/DW4BRVb9cwo (fórum)
https://youtu.be/LK37HZAFHNM (trabalho)

Para sugerir um registo no diário de bordo, como um meio de receber o feedback dos estudantes sobre a aula disponibilizada – usar a ferramenta trabalho do MOODLE:
https://youtu.be/LK37HZAFHNM (trabalho)

Para uso de outras ferramentas do MOODLE:
http://moodlept.educom.pt/course/view.php?id=56

Estes procedimentos, excluem as aulas laboratoriais, oficinas práticas, avaliações que impliquem presença física. 

Neste quadro de procedimentos, desaconselha-se vivamente a realização de aulas síncronas (em tempo real), sob pena de falência dos sistemas, mas sim a disponibilidade dos docentes para a resposta via fórum, ou e-mail, de eventuais dúvidas dos estudantes sobre as aulas disponibilizadas no MOODLE. 

GUIA PARA PROFESSORES

  • Antes de cada aula prevista no horário, disponibilizar no MOODLE os materiais de estudo conforme acima indicado.
  • Consultar o e-mail e a plataforma MOODLE regulamente, de modo a responder a eventuais questões dos estudantes.
  • Os professores devem usar o MOODLE da respetiva escola.
  • Em caso de agendamento de uma reunião online, os professores deverão disponibilizar no MOODLE os dados de acesso (link e código de identificação da reunião – ID e senha).
  • Os professores quando entram numa sessão de videoconferência devem fazê-lo com o microfone ligado. 
  • Para esclarecimento de qualquer dúvida técnica poderão enviar um e-mail para o EIPP (e-ipp@sc.ipp.pt). 

GUIA PARA ESTUDANTES

  • Os estudantes devem aceder ao MOODLE para consultar as aulas de cada dia, registadas no seu horário. 
  • Os estudantes devem estudar os materiais disponibilizados e desenvolver as atividades propostas. 
  • Em caso de dúvidas, deverão colocar as questões num eventual fórum de discussão disponibilizado pelo docente no MOODLE da unidade curricular, ou enviar um e-mail ao respetivo docente.
  • Os estudantes, no âmbito deste plano de procedimentos, não terão momentos de avaliação. A avaliação será reagendada posteriormente.
  • Em caso de agendamento de uma reunião online, os estudantes receberão pelo MOODLE os dados de acesso (link e código de identificação da reunião – ID e senha).
  • Os estudantes quando entram numa sessão de videoconferência devem fazê-lo com o microfone desligado.

Recomendamos a consulta regular da página do EIPP no Facebook. Publicações sobre este tema podem ser encontradas pesquisando com o hashtag #eippMoodle.