(A versão PDF do documento oficial com os procedimentos está disponível aqui.)


FAQ – RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES

Posso usar outro modelo que não o apresentado neste documento?
Sim, desde que seja garantido o acesso dos estudantes a todos os materiais de estudo, de forma gratuita e, preferencialmente, usando ferramentas subscritas pelo P.PORTO, como por exemplo o Office 365. 

O que é uma autenticação federada?
É uma autenticação usando as credenciais de acesso institucional, como por exemplo, as usadas no acesso ao Domus ou à Secretaria Online. 

Como podem os alunos aceder à videoconferência usando o ZOOM?
Os alunos podem aceder à videoconferência usando a informação disponibilizada pelo docente no MOODLE. 

Para participar numa videoconferência ZOOM, é preciso instalar previamente alguma aplicação? 
Não. Ao aceder, pela primeira vez, à videoconferência através do hiperligação disponibilizada pelo professor, o processo de instalação é desencadeado automaticamente.  

Os alunos podem participar na videoconferência via telemóvel ou outros dispositivos móveis? 
Sim, usando a APP ZOOM cloud meetings, que está disponível para download na Google Store e na App Store

Os alunos não conseguem entrar na videoconferência. O que fazer? 
Devem verificar se estão a usar corretamente a informação disponibilizada pelo docente no MOODLE e no caso do problema persistir contactar o respetivo docente. 

Sou docente com conta PRO no Colibri/Zoom e não consigo fazer videoconferência com duração superior a 40 minutos. O que fazer?
As licenças PRO não são geridas pelo P.PORTO mas sim pela própria FCCN. Independentemente da categoria PRO ser atribuída ao perfil de cada docente, a licença propriamente dita é atribuída no momento da autenticação.
O inconveniente da interrupção da ligação ao fim de 40 minutos pode ser minimizado. Para manter a videoconferência nas mesmas condições, basta que seja usado o mesmo agendamento criado anteriormente:
– O docente/anfitrião reinicia a reunião selecionando a reunião em causa em “Minhas reuniões”;
– Os participantes utilizam a mesma hiperligação enviada ou partilhada anteriormente”.

Sou participante/estudante numa videoconferência através do Colibri/Zoom que foi interrompida de repente. O que fazer para retomar a videoconferência?
Basta aceder à hiperligação usada inicialmente e que foi partilhada ou enviada por e-mail.

GLOSSÁRIO

Atividade no MOODLE
Uma atividade MOODLE é um item dinâmico com o qual o estudante pode interagir. 
Existem vários tipos de atividades no MOODLE. Estas atividades podem ser adicionadas nos tópicos centrais da disciplina (com o modo de edição ativo). 

Objetos de aprendizagem
No contexto destes procedimentos, considera-se um objeto de aprendizagem qualquer recurso disponibilizado pelo docente para estudo autónomo pelo estudante. Por exemplo, um ficheiro PDF, um PowerPoint, um vídeo, etc.  

Fórum
Permite aos participantes ter discussões em modo assíncrono (sem a exigência de participação em tempo real). 

Recurso
Conteúdo (ficheiro) que é utilizado pelo professor para dar suporte aos estudantes.  

Recurso “Pasta” no MOODLE
Permite disponibilizar uma série de ficheiros apenas numa pasta. 

Recurso “URL” no MOODLE
Permite disponibilizar uma hiperligação para um conteúdo Web externo (página, imagem, ficheiro, etc.) 

Sessão Assíncrona
A comunicação assíncrona é realizada em tempos diferentes, não exigindo a participação simultânea (em tempo real) dos envolvidos. 

Sessão Síncrona
A comunicação síncrona é realizada em tempo real, exigindo participação simultânea de todos os envolvidos. Como exemplo de ferramentas síncronas, podemos citar: chat, videoconferência. 

Videoconferência
Tecnologia que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em locais diferentes. 

Outras definições disponíveis em:
http://www.panoramaelearning.pt/glossario/
http://moodlept.educom.pt/course/view.php?id=56